Por isso amamos o futebol

Colorados pegam no pé de gremistas porque há 12 anos não conquistamos um título de expressão. E estão certos. O objetivo do futebol é esse. Clubes não são empresas que visam lucro ou prêmios de marketing. A meta central, pela qual seus fiéis torcedores apoiam tanto o time, é erguer caneco. E o Grêmio não consegue isso desde 2001. É justo que corneteiem.

Mas seria burrice ou ingenuidade dizer que um gremista de 20 anos não teve alegrias na sua vida de torcedor. Muitos outros momentos marcantes fazem parte do futebol, ainda que não resultem em títulos. Quem disser que 2007 foi um ano qualquer para o torcedor gremista, só porque o caneco não veio, claramente não entendeu a essência do esporte bretão. Naquele ano chorei no estádio, em Grêmio x São Paulo. Naquele ano fizemos uma trajetória épica e emocionante até a Final. Impossível esquecer. E os 4×3 no Santos no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil 2010? Quem não se emocionou? São apenas dois exemplos, mas existem vários. Bem como a ansiedade e o nervosismo que antecedem grandes jogos. A Semana Gre-nal. A Semana de Libertadores. O clima nas ruas, no estádio, a cabeça no jogo. Amamos tudo isso, não apenas canecos.

O torcedor colorado sabe disso. Sua vida futebolística não foi carente de emoções pós-92 e pré-2006. Tinha briga pra não cair, Gre-nais vencidos, Gauchões, expectativas de conquistar outras competições, contratações promissoras. Tudo isso constrói nossa trajetória de torcedores. O caneco só purifica a alma.

Se o Grêmio for Penta da Copa do Brasil esse ano, O DESCONTROLE ESTARÁ FORMADO. Mas, mesmo se não for, tenho certeza que o jogo de ontem contra o Corinthians ficará para sempre na memória de muitos gremistas. Valeu só vaga? Não. Valeu momentos emocionantes e inesquecíveis de nossas vidas.

Quero muito um título. MUITO MESMO. Mais do que vocês imaginam. Mas, pobre do torcedor que acha que o futebol se resume a isso.

Saudações azuis, pretas e brancas,

Lucas von – @lucasvon

Anúncios

  1. Bruno Bolla

    Essa é a frase mais infeliz: “se fosse fácil não era Grêmio”. Simbolo da má fase que dura anos.

    • Calil

      Não fala bobagem Bruno! Brasileiro de 96 não foi fácil, copa do brasil 2001 tínhamos tudo pra perder tbm, libertadores 95, os 5 gols que tomamos do palmeiras e o pavor no final do jogo.. Até na Fase BOA que tbm durou anos, não CAIU no nosso colo os títulos, nunca tivemos nada dado. Maioria dos títulos foram difícil, e é por isso que sou gremista tbm, quando ngm acredita, quando todos ficam contra, é nessas horas, que o Grêmio cresce, é nessas horas que o Grêmio ganha. Dalhe tricolor!!

  2. Wilson Corleto

    Grande Lucas.
    Falou tudo cara, é lógico que qualquer torcedor quer ver o time campeão, mas cada jogo ajuda a construir a história de cada torcedor.
    Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s