Grêmio jovem e solteiro

Resultado do Gre-nal: gremistas chateados e preocupados com o time. Aquele princípio de empolgação que se desenhava recebe um balde de água fria. A desconfiança, até então esquecida, dá uma acenada matreira. E, ainda que confiantes no Tri América, os gremistas de hoje já não são os mesmos de ontem.

Essa mudança que identifico no semblante e nos desabafos dos gremistas com os quais conversei não são reflexo da derrota no Gre-nal. Não APENAS do placar, do resultado, do 2×1 em si. O furo foi mais embaixo. Vimos um Grêmio que foi levemente superior na primeira etapa, conseguiu até abrir o placar, mas que se deixou ser completamente dominado pelo rival em plena Arena no segundo tempo. Um Grêmio sem reação. Um Grêmio que assistiu ao jogo. Um Grêmio quase patético.

Quando o cara é jovem e solteiro, normalmente sai na noite com o objetivo claro de “pegar umas mina”. E lá vai ele. Se arruma, penteia o cabelo, passa perfume, tudo certo. Só que tem dias que a coisa não sai do jeito imaginado: chega lá e não pega ninguém. Acontece. É normal.

Porém, existem dois tipos de “não peguei ninguém”. Existe aquele “não peguei ninguém” que tu tentou. Conversou com a guriazinha aquela do colégio ou faculdade que sempre fica te olhando. Chegou junto naquela outra por quem tu sempre teve uma quedinha. Tentou aproximação com mais umas duas loucas aleatórias. Porém, nenhuma quis ficar contigo. É do jogo. Mas tu vai pra casa tranquilo. Claro, levemente cabisbaixo por não ter se dado bem, mas com a consciência leve de quem fez o que pôde. Em compensação, tem dias que tu fica travado. Fica com vergonha de puxar papo com aquela gatinha da tua rua. Perde umas três chances de ouro de puxar papo com outras meninas. Fica ponderando, hesitando, calculando e, quando vê… Acabou a noite. Nesse dia tu vai pra casa puto da cara. CONTIGO MESMO.

O Grêmio do Gre-nal 400 não chegou em ninguém. Foi covarde. Medroso. Jogadores não encararam o jogo como decisão. Passearam. Inter nitidamente marcando mais em cima, querendo mais o resultado. Nosso treinador foi o retrato dessa falta de culhão: jogo empatado, EM CASA, ele me tira o Dudu pra botar o Alan Ruiz. Com 3 volantes em campo ele tira o Dudu! Nosso técnico até então vinha acertando basicamente por fazer o simples. Via de regra fazia o óbvio e acertava. Ontem não sei o que aconteceu. Mexeu muito mal. Esqueceu que tava no Grêmio, teve uma Síndrome de Goiás. Que acadelamento é esse?

E esse é o motivo pelo qual os gremistas estão mais abatidos. Ninguém dá valor pra Gauchão. Nossa preocupação maior nem foi com essa taça, que já está praticamente perdida. Nos preocupamos com a postura do time. Com a covardia do nosso treinador. Parecia assustado com o Clássico. Tenho certeza que se o Enderson entra no vestiário aos berros, batendo com o pênis ereto nas paredes, dando soco nos armários e o time em campo responde com carrinhos alucinados, bola na trave, tentativas agudas de dribles – mesmo que sem sucesso – e, enfim, faz um jogo de encher os olhos, ninguém estaria tão chateado ou preocupado com a derrota (ainda que eu ache difícil perder nesse contexto).

A derrota no Clássico é normal, não tem favorito. Nossa postura é que não foi normal. Ou melhor, tá se tornando normal nos últimos anos. Achei que tava mudando em 2014. Agora já não sei mais.

Pra dentro deles, Grêmio! Porra! Não fica assistindo! A festa vai acabar e a gente vai se dar mal!

 

Saudações azuis, pretas e brancas,

@lucasvon.

Anúncios

  1. Raphael Couto

    Boa Lucas… também achei isso… que o grêmio só ficou assistindo no segundo tempo… Sinto ainda uma angustia em ver 3 volantes no nosso tricolor… ainda resquício do Renato… Tem que acabar com isso… apesar de quando zé roberto jogue… é praticamente 4 volantes… faz tempo q não vejo o time do gremio com 2 volantes/2meias ou então 1 volante/3meias (seria o ideal)… quero ver o gremio pra cima deles…
    Saudações tricolores.
    Raphael Couto – Feira de Santana/BA

  2. Ernande Correa Ferreira Filho

    Caro Lucas, não leve para o outro lado o que vou escrever. Mas fiquei “viuvo” de ti quando deixaste o blog do globo.com.
    Lia teus comentários sempre ponderados e perfeitos, conseguindo colocar num texto tudo aquilo que sentimos.
    Ainda bem que agora posso te acompanhar pelo “bendito” Face.
    Essa comparação da paquera foi genial. Não sou de escrever muita coisa, observo e tiro minhas conclusões, mas prá mim o Grêmio no 1º tempo foi o Grêmio da L.A.
    No 2º tempo, Grêmio do gauchão.

    Um grande abraço

  3. neni

    olha se o gremio jogar com os juvenis do inter não tenho dúvida eles perdem pra mim as finais do gauchão daqui por diante todas deveriam ser só no beira rio nós torcedores do gremio somos inúteis pra esse jogadores que vestem a camisa do gremio morremos berrando incentivando e nada acontece nesse marasmo então se apanhar como vem apanhando apanha só no beira rio com a torcida deles fazendo a festa.

  4. igor santetti

    O Grêmio errou em colocar os titulares, não vi acadelamento, o treinador poupou o dudu, os caras claramente tiraram o pé pensando no jogo da quarta. Já haviam apanhado do pelotas e estavam cansados. Este jogo me deixou preocupado parao jogo de quarta pois foi um desgaste desnecessário para nossos atletas. Espero realmente que no jogo da volta a direção tenha bom senso e coloque os reservas ou o sub-fodasse, pois esse torneio e merda para mim é a mesma coisa.

  5. Marcio

    Bem isso mesmo, outra coisa que não entendo é permanecer o Ramiro como titular, jogador limitadíssimo e que nem porte de jogador profissional tem, são peças pontuais que precisam ser mexidas para que surta o resultado que tanto esperamos, vamos ganhar no remendão.

  6. neni

    tem que colocar esses caras em todos os jogos ou então sai fora de todas as competições tem que ter vergonha na cara e jogar com raça e isso no grêmio não existe mais apanhamos dentro e fora da arena ainda querem que eu tenha paciência acabo quem tem que dar resposta é a direção e os jogadores é isso ai meu amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s