Giuliano Neo-Nazista, só que ao contrário

HH

O meia Giuliano, recentemente apresentado pelo Grêmio, sempre gostou de jogar com a camisa número 8. Chegou ao Tricolor Gaúcho no meio da temporada. Deparou-se com uma numeração fixa, na qual Edinho já está inscrito com seu número favorito. Brincou: “então vou ser mais do que 8, vou ser o Super 8! Me inscrevam com a 88”.

A saudação nazista mais famosa sem dúvidas é o “Heil Hitler” (Salve Hitler), que pode facilmente ser abreviada com um simples “HH”. A letra “H”, por sua vez, é a oitava do alfabeto. Daí temos: 88.

Não demorou e um grupo de judeus de Porto Alegre FOI AO GRÊMIO pedir para mudarem a numeração da nova contratação tricolor. Sentiram-se ofendidos com aquela HOMENAGEM EXPLÍCITA ao grande mentor do nazismo.

O jornal Zero Hora publicou notinha resumindo o ocorrido. A gremistada tá caindo de pau nas redes sociais em cima do jornalista responsável pela nota. Eu não pago imposto pra criticar ou debochar de matérias jornalísticas, mas dessa vez vou defender o colunista em questão. Acho que isso é informação mesmo. Chegou nele, publicou. Ok, normal. O que me espanta é o escândalo dos judeus. Um escândalo que, na minha opinião, só enaltece o “Führer”.

O nazismo se apropriou de muita coisa. O próprio “Heil Hitler” é uma variação de uma saudação romana (braço estendido da mesma forma) que eles utilizavam para demonstrar “cortesia militar”. A famosa suástica é um símbolo que já existia bem antes do nascimento do Hitler. Usado por muitos povos, de muitos lugares e tempos diferentes. Sou publicitário: na faculdade aprendi muito sobre o nazismo. Goebbels, o “publicitário” do Hitler, infelizmente era bom.

E é claro que esses SIMBOLISMOS são significativos. Por mais que sejam apenas símbolos, não podemos ignorá-los. Se Grêmio ou Inter resolvessem hastear bandeira com uma imensa suástica em seus estádios, seria horrível. Não só grupo de judeus, mas quaisquer grupos de pessoas com bom senso poderiam e deveriam ir aos clubes reclamar e exigir retratação. Por mais que o Hitler tenha apenas se apropriado da já existente suástica de mil significados, é inegável que foi no nazismo que ela ganhou maior projeção e notoriedade. Infelizmente, tornou-se um símbolo da Alemanha Nazi.

Mas o número 8 não é sinônimo de Hitler, por mais que o “H” seja a oitava letra do alfabeto. Não vamos colocar o 88 no mesmo balaio da suástica. Ainda que ambos sejam simbolismos, um está intrinsecamente ligado a um fato histórico. O outro é uma ligação mais distante e FORÇADA. O Grêmio jamais deixaria um artista grafitar uma suástica em algum muro do Olímpico ou da Arena. É um simbolismo que se respeita. Mas “88”? Oi? O que o pobre do número 8 tem a ver com isso? Nesse embalo, não podemos usar a camisa 10 também, pois “J” é a décima letra do alfabeto. Maldito Judas que traiu Jesus.

Até acho que o Grêmio poderia trocar essa numeração pra não se indispor com grupo algum. Não será o fim do mundo. Lembrei do colombiano Rincón, certa feita apresentado pelo Corinthians: também jogava com a 8. Também já tinha alguém inscrito com esse número. Pediu a 35. Colocou um sinal de “+” no meio do 3 e do 5. Pronto. Esse sim é um simbolismo do bem. Podiam fazer algo do tipo.

Mas o fato é que o Grêmio não se ligou nessa “coincidência” porque nem Giuliano, nem direção são nazistas. Tenho certeza que todo neo-nazista sabe do “88”. Sabe e usa. A maior homenagem ao Hitler é RELACIONAR um pobre número inocente a ele; e não UTILIZAR o pobre número inocente. E os judeus, grupo que mais deveria desprezá-lo, seguem reforçando tamanho prestígio ao infeliz. Hitler não merece isso. 88 é só um número. Não peçam pro Felipão tirar o bigode: isso não é nazismo, ainda que o Hitler também usasse. O bigode é algo muito mais antigo e MAIOR que o Hitler. O número 88 também. Pensando bem, acho que o Grêmio tinha que deixar o número no Giuliano. Seria uma bela demonstração de desprezo para com o nazismo. Seria quase um ato anti-anti-semita.

 

Saudações azuis, pretas e brancas,

@lucasvon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s